Av. Serzedelo Corrêa 805, Sala 103 +55 91 99336-7456
Planejamento Urbano.

Nova Braz de Aguiar.

A Avenida Braz de Aguiar em Belém é uma rua icônica na cidade, conhecida tanto por seus usos quanto por sua história. É uma rua arborizada com mangueiras centenárias e é notável por ter sido a primeira rua asfaltada na cidade nos anos 1950. Antes disso, as ruas eram pavimentadas com paralelepípedos. Essa conquista atraiu lojas de alto padrão que encantaram a elite local. No entanto, a rua também serve a uma variedade de propósitos. No seu primeiro quarteirão, você encontrará três das escolas mais tradicionais da cidade, juntamente com uma faculdade a poucos metros de instituições como o Tribunal de Contas do Estado e a Companhia de Desenvolvimento Metropolitano. Essa concentração leva a um tráfego intenso e a interrupções tanto na avenida quanto nas ruas laterais. Congestionamentos diários são registrados e, apesar de algumas tentativas do governo local de resolver o problema, a estrutura da avenida simplesmente não consegue acomodar o número de carros que as escolas e instituições atraem durante o horário de pico. Outro problema, além do congestionamento, é o declínio dos negócios locais, que viram lojas fechar devido a preocupações com segurança e à concorrência dos shoppings, que oferecem melhores instalações.

A solução proposta envolve criar a estrutura para:

1 - Minimizar o congestionamento durante o horário de pico.
2 - Fornecer infraestrutura urbana para estacionamento, segurança e conveniência para desfrutar do espaço e dos negócios locais.

Assim, a proposta inclui a criação de dois níveis de áreas subterrâneas de embarque e desembarque para duas das principais escolas. Restringir a entrada de veículos no nível superior sem permitir estacionamento ao longo da avenida. Os clientes e usuários terão acesso ao estacionamento subterrâneo pago com quase 800 vagas. Amenidades urbanas serão instaladas na parte superior da avenida para permitir que os pedestres caminhem livremente.

Braz de Aguiar Avenue in Belém is an iconic street in the city, known for both its uses and its history. It's a street lined with centuries-old mango trees and is notable for being the first asphalt-paved road in the city in the 1950s. Before that, the streets were paved with cobblestones. This achievement attracted high-end stores that delighted the local elite. However, the street also serves a variety of purposes. In its first block, you'll find three of the city's most traditional schools, along with a college just a few meters from institutions like the State Court of Auditors and the Metropolitan Development Company. This concentration leads to heavy traffic and disruptions both on the avenue and its side streets. Daily traffic jams are recorded, and despite some attempts by the local government to address the issue, the avenue's structure simply can't accommodate the number of cars that schools and institutions draw during rush hours. Another problem, besides the congestion, is the decline of local businesses, which have seen stores close due to security concerns and compe- tition from malls, which offer better facilities.

The proposed solution involves creating the structure to:

1 - Minimize congestion during rush hours.
2 - Provide urban infrastructure for parking, safety, and convenience to enjoy the space and local businesses.

Thus, the proposal includes creating two levels of underground boarding and disembarking areas for two of the main schools. Restricting the entry of vehicles on the upper level without allowing parking along the avenue. Customers and users will have access to the paid underground parking with nearly 800 spaces. Urban amenities will be installed on the upper part of the avenue to allow pedestrians to walk freely.


Nova Braz de Aguiar.

Design Team: Acilon Cavalcante, Bruno Neiva e Guilardo Lobo Jr.